Já os avós diziam que ler era mais que um bem vital. Era saber mais, ampliar o conhecimento. É prosa e poesia, sede de infinito como diz Florbela Espanca. E viajar pelo mundo numa simples página ou capitulo.

Agora como conseguir incentivar, todavia, uma criança a pegar num livro e adquirir hábitos de leitura em tempos de revolução tecnológica? A tarefa parece simples, mas não é. Não basta saber ler, é preciso compreender.
PORQUÊ ESTIMULAR A LEITURA DESDE OS PRIMEIROS MESES DE VIDA?
A leitura é uma satisfação possivel de incentivar nos primeiros anos de vida. O processo de aprendizagem inicia-se através da observação. Por exemplo ver os pais, avós ou até os irmãos mais velhos ler um livro, revista ou até mesmo o jornal pela manhã representa assim um estímulo para a criança
Promover a leitura não é muito diferente ao ensinar outras competências. Ler uma história em voz alta é sempre uma excelente estratégia para estimular a criança mesmo quando ainda não completou 1 ano de idade. Quantos mais sons variados ouvir melhor.
Aprender a ler deve ser um processo natural. A Idade para que o consiga fazer sozinho surge por volta dos 7 anos. Coloque assim à disposição da criança livros, jornais, revistas, canetas e papel.
Existem muitos livros infantis incríveis. O grande problema é que também existe muitos recursos digitais o que hoje em dia substitui muito rapidamente um livro. Para que isso não aconteça e uma vez que o mundo das tecnologias estão a evoluir cada vez mais, aposte nos recursos digitais para poder ler.
Abra as portas do universo encantado dos livros.
The Other Side,
DB