Ano Novo Hábitos Novos!

O que mais desejo é que todos tenham um feliz ano 2019, simplesmente os meus leitores, seguidores e visitantes desta minha nova etapa. Para tal é necessário criar bons hábitos desde o 1 dia do ano.

Um novo ano é sempre uma nova etapa, um novo desafio e até mesmo um novo arranque nas vossas vidas. Quero que este ano de 2019 sejá especial também para si, para tal preparei 7 novos hábitos, para se sentir muito melhor ao longo dos meses e para que a sua saúde evolua.

Antes de mais, fazer as “despedidas” com os eventos e festas natalícias é um bom principio, mas lembre-se que o espírito de Natal nos ensina também a partilhar momentos, conversas, companhias e também alguns alimentos tão típicos.

Faça-o em moderação, pois todos sabemos que não se devemos ser fundamentalistas mas há também que começar a arranjar estratégias para que o novo ano, os nossos hábitos alimentares estejam alinhados com os mais recentes avançados e estudos sobre a nutrição. Portanto venha dai verificar estas dicas fundamentais para um novo Ano.

Varie alimentos. Estamos habituados, nalguns casos, a certos alimentos não tanto porque gostemos particularmente deles, ou porque nos façam bem, mas porque já fazem parte da nossa rotina. Para criar novos hábitos temos de evoluir a partir dos nossos hábitos antigos: experimente uma nova fruta, conheça uma nova especiaria, faça as refeições usando outras técnicas de preparação, tenha as refeições em locais diferentes daqueles que está habituada…
A regra aqui será a variedade e novas experiências de paladares, aromas e modos de preparação.
O nosso organismo vai buscar a cada alimento o melhor que ele nos dá. Assim sendo, torne a sua alimentação mais divertida e a sua saúde mais reforçada ao implementar este novo hábito

Prepare o seu dia alimentar. Parece fácil mas com o nosso dia-a-dia, sempre atarefado, e as diferentes solicitações não temos tempo para preparar convenientemente o nosso menu diário e acabamos por optar por soluções mais práticas e nem sempre mais saudáveis.
A sugestão aqui será organizar o seu dia para que possa encaixar alimentos que trará de casa ou adquirir/escolher na hora das refeições. Por que não levar umas amêndoas ou nozes em vez de bolachas? Mesmo que não o faça todos os dias, a variedade ajudará na sua saúde.
Use iogurtes, fruta, varie paladares e faça refeições intermédias, mais equilibradas, em vez de recorrer diariamente a opções de confeitaria. Se vir que o seu dia não lhe reservará tempo para almoços demorados, procure opções práticas e, por que não, levar ovo cozido, frango desfiado ou outra proteína de qualidade e juntar a uma boa sopa de legumes? Se tiver consigo alternativas mais saudáveis será mais fácil incluir hábitos sustentáveis na sua rotina.

Beba líquidos. Se nem sempre ingerimos a quantidade certa de líquidos (certos) não é porque não tenhamos sede mas antes porque não temos ao dispor água, chás ou infusões. Comece hoje mesmo e prepare uma garrafa de água para andar consigo durante o dia. Pode melhorar os aromas e características de saúde com canela, gengibre, limão ou até com chás que valorizem os benefícios, já grandes, da própria água. Sugiro que use, em vez de uma garrafa grande, duas intermédias para assim controlar melhor o que bebe de manhã e de tarde (e seja mais prático de levar consigo). A quantidade total será dependente para cada pessoa, mas entre 1 litro a 1,5 litros estará bem para a grande maioria.

Mastigue devagar. Parece super simples, mas é um hábito que vai demorar a criar. Há várias estratégias, contudo, se conseguir mastigar e comer devagar, a sensação de saciedade vai ser mais prolongada e os alimentos que ingerir serão muito melhor digeridos. Usar pequenas garfadas e pousar os talheres entre cada mastigação são algumas das pequenas ajudas para solidificar este novo hábito. Não desista à primeira e saiba que devemos mastigar, conforme os alimentos, entre 10-20 vezes. Este bom hábito vai facilitar e muito o próprio ritual da refeição em vez de ‘despachar’ a refeição. Saboreie cada garfada como saboreia os momentos bons da vida.

Coma mais fruta e legumes. Todos sabemos desta regra mas será que a praticamos, de forma consistente e diária? De facto, a ingestão de fruta e legumes tem sido constantemente associada a uma menor taxa de obesidade e também de questões oncológicas. Torne realidade este novo hábito e procure manter a regularidade no consumo destes alimentos. Fibras, vitaminas, minerais são a sua grande mais valia e é nesta diversidade de compostos e antioxidantes que o nosso organismo se equilibra e previne danos celulares. Nas refeições principais procure incluir sempre os legumes e a fruta e, já agora, por que não incluir a fruta também nos seus lanches?

Com estas dicas não existe desculpa para começar mal o Ano 2019. Acima de tudo desfruto do que a vida lhe proporciona!!

The Other Side,

DB

2 thoughts on “Ano Novo Hábitos Novos!

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